campeã da Copa de 2010 (Foto: Reuters)
Uma das estrelas da Copa de 2010, Paul, o polvo profeta, pode ter feito sua despedida na edição deste ano. Segundo informações publicadas pelo jornal alemão Bild, o famoso molusco já tem dois anos e meio de idade e espécies como ele raramente ultrapassam os três anos. Portanto, Paul não estará vivo em 2014 para apontar vencedores da Copa realizada no Brasil. Algum outro integrante da fauna se habilita para ser a estrela do evento?
A rede de tevê norte-americana CNN se refere a Paul como ‘octopus vulgaris’, seu nome biológico. Na Itália, que foi eliminada na primeira fase, o polvo já tem mais fãs que a seleção local e é atração freqüente da emissora estatal RAI.
Em suas previsões mais recentes, Paul apontou a Espanha como campeã da Copa e a Alemanha terminando em terceiro lugar. Os torcedores alemães, quiseram seqüestrar, fazer churrasco ou grelhar uma das personagens centrais deste Mundial por ele ter acertado a derrota dos germânicos para a Espanha na semifinal.
Informações dão conta que o polvo profeta foi capturado no Atlântico. Paul tem três corações, nove cérebros e um braço favorito, que ele usa para funções específicas mais do que os outros sete.
Em jogo de duas viradas, Alemanha bate Uruguai e fica em terceiro lugar
Na vitória por 3 a 2, Muslera falha duas vezes, Forlán acerta a trave no último minuto, e Klose vê do banco a manutenção do recorde de Ronaldo Fenômeno
Com uniforme ‘amedrontador’, time de pelada de Bruno está parado
Desenho que simboliza a morte era utilizado pelo 100% para provocar adversários acompanhado dos dizeres: ‘Só os fortes prevalecem’
A intenção era amedrontar somente os adversários. Os dizeres são apenas provocativos. Mas, em meio a toda a polêmica envolvendo o desaparecimento de Eliza Samúdio e a série de acusações que recaem sobre Bruno, uma simples brincadeira em um uniforme de um time de pelada do goleiro se torna, no mínimo, estranha. Nas costas da camisa de viagem do 100% há um desenho que simboliza a morte com a frase: “Só os fortes prevalecem”.
Originalmente do bairro da Liberdade, em Ribeirão das Neves, na região metropolitana de Belo Horizonte, a equipe se transformou em diversão para o goleiro, que apoiava a reunião de amigos para jogar futebol, entre eles Luiz Henrique Romão, o Macarrão, outro acusado de envolvimento na polêmica. Com a presença de moradores também de Santa Matilde, onde Bruno cresceu, o 100% se tornou famoso na região e realizou amistosos até mesmo no Rio de Janeiro.
Pelos becos da “Favelinha”, como é conhecido o bairro, não é difícil encontrar moradores exibindo orgulhosos a camisa da equipe, extinta temporariamente. Os amigos aguardam ansiosos a volta do “presidente” e maior incentivador.
Madrid na Favelinha (Foto: Cahê Mota)
- O Bruno sempre foi 100% com a rapaziada – brincou Gigante, um dos ex-vizinhos do goleiro, que exibia a camisa de viagem da equipe.
A brincadeira, no entanto, imediatamente foi repreendida por Eder Duarte de Oliveira, o Dudu. Também participante do 100%, ele não quer saber de ironia com o momento delicado que passa o amigo. Pelo contrário, recorda com seriedade situações vividas ao lado do goleiro e chuta para longe especulações sobre uma personalidade agressiva nos tempos de infância.
- Só falo coisas boas dele. O Bruno é um cara bom. Não é má pessoa. Lógico que já brigou em porta de colégio, eu já estive com ele em brigas em porta de colégio, mas nada demais. Coisa normal de adolescente. Todo fim de ano eu vou para casa dele. Antes ia lá para onde morava, perto da Pampulha, ultimamente era no sítio.
Amigo fala sobre generosidade de Bruno
Mais do que o apoio ao 100%, Dudu lembra dos eventos sociais realizados por Bruno todos os anos próximo do Natal. O goleiro tem o costume de realizar campeonatos de futebol onde distribui alimentos.
- O estádio lota, ele distribui cestas básicas. Já cansei de ver o Bruno ajudar esse povo. Às vezes, parava na favela e fazia festa à vontade para o pessoal. Muitas vezes chegavam perto dele para pedir as coisas, falar de problemas. Ele fingia que não estava escutando e quando a pessoa ia ver aparecia o Bruno com o que tinham pedido.
E Dudu nem precisou cobrar para receber presentes do amigo famoso. Pedindo para não ser fotografado, lembrou com carinho de um gesto do goleiro no início da carreira.
- Esse relógio aqui, olha, foi ele que me deu. Era promessa. Depois que não deu certo no Corinthians, o Bruno disse que ia me presentear quando acertasse com um time grande. Foi para o Flamengo e voltou com esse presente.
Fifa assume que Copa do Mundo 2010 teve três gols irregulares
Além disso, dos 15 gols anulados, a entidade afirma que dois deles deveriam ter sido validados. Índice de acertos, para a entidade, foi de 96,75%
Antes dos dois últimos jogos desta Copa do Mundo, a disputa de 3º e 4º lugares e a decisão do título, a Fifa fez um balanço da arbitragem do Mundial da África do Sul. Na análise da entidade que comanda o futebol, três gols, dos 139 marcados até o término das semifinais, foram assinalados de forma irregular.
A Fifa não especificou quais foram esses gols, mas é possível arriscar dois que geraram grande polêmica: o do brasileiro Luís Fabiano, na vitória de 3 a 1 sobre a Costa do Marfim ainda na primeira fase, quando o atacante ajeitou a bola no braço antes de estufar a rede; e o do argentino Carlos Tevez, no 3 a 1 sobre o México nas oitavas de final, quando o telão do estádio mostrou que Carlitos estava claramente impedido.
Dos 15 gols anulados na Copa, a Fifa reconheceu que 13 foram corretamente invalidados, mas que em dois deles os árbitros erraram. Além disso, de cinco lances duvidosos, de bola na linha, houve um equívoco - provavelmente é o chute do inglês Frank Lampard, na derrota de 4 a 1 para a Alemanha nas oitavas, quando a bola tocou no travessão e quicou dentro do gol antes de sair. O juiz não assinalou o que seria o empate de 2 a 2 naquele momento.
Sobre os possíveis pênaltis, a Fifa considerou 60 incidentes. Desses, as 15 penalidades marcadas foram, na análise da entidade, corretamente assinaladas pelos juízes. Porém, dos 45 pênaltis não marcados, dois deveriam ter sido. Numa conta final, 96,75% das decisões da arbitragem foram corretas.
Sobre os cartões, a média na África do Sul foi de 3,7 amarelos e 0,26 vermelhos por jogo. Na Copa de 2006, na Alemanha, foram 4,8 amarelos e 0,44 vermelhos por partida.
Clube da Segundona alemã confirma contratação de estrela norte-coreana
Jong Tae-Se assina contrato com o Bochum até 2012
O atacante Jong Tae-Se, estrela da seleção da Coreia do Norte na Copa do Mundo da África do Sul, foi confirmado como novo reforço do Bochum, que na última temporada foi rebaixado para a segunda divisão alemã. O clube anunciou que o "Rooney Asiático", de 26 anos, assinou contrato até 2012, com opção de renovação por mais uma temporada.
- Queria muito jogar na Europa. O Bochum se interessou intensamente por mim, o que me impressionou. Espero poder contribuir para que o time retorne à Primeira Divisão - disse o jogador, segundo comunicado divulgado pelo clube.
Tae-Se atuou nas três partidas da Coreia do Norte na Copa do Mundo, mas não conseguiu balançar as redes. O atacante, nascido no Japão, mas filho de pais coreanos, disputou, desde 2007, 27 jogos pela seleção norte-coreana, marcando 16 gols.
Palmeiras não abre mão de Felipão para a seleção brasileira
Presidente alviverde afirma que não aceita dividir técnico, em caso de convite da CBF, e reforça compromisso do treinador com clube
oficialmente na quarta-feira (Getty Images)
A quatro dias da apresentação oficial do técnico Luiz Felipe Scolari no Palmeiras, o Alviverde se vê cercado pelo rumor sobre a possível ida do treinador para a seleção brasileira. Apontado como um dos candidatos para substituir Dunga no comando do time nacional, Felipão ainda está na África do Sul, onde comenta a Copa do Mundo para uma emissora de televisão local. Mas a diretoria do Verdão nem pensa na possibilidade de perdê-lo para um convite da CBF.
- O Felipão está comprometido com o Palmeiras e ele não falou nada pessoalmente para nós sobre seleção. E nós não aceitamos dividi-lo. Essa história de "Dona Flor e seus dois maridos" não dá certo - afirmou o presidente Luiz Gonzaga Belluzzo, citando um famoso romance do escritor Jorge Amado, ao GLOBOESPORTE.COM.
Luiz Felipe Scolari chega ao Brasil no início desta semana, quando assina seu vínculo de dois anos e meio com o Palmeiras. Sua apresentação está programada para ocorrer na quinta-feira, ao meio-dia, na Academia de Futebol. À noite, o técnico acompanhará a partida com o Santos, no Pacaembu, que ainda deve ter Flavio Murtosa, seu auxiliar e fiel escudeiro, à frente do time.
- Estamos satisfeitos e contentes com a sua chegada, pois vai ser muito importante para o Palmeiras. Fizemos um esforço enorme para que ele viesse para cá. A CBF tem os seus problemas e nós temos os nossos. E o Felipão nos ajudará muito - finalizou Belluzzo.